3.2 OS LUGARES ONDE VIVEMOS
3.2.1 Os campos: os vestígios do passado e as mudanças
Tipos de povoamento
Condições de vida
3.2.2 Os centros urbanos: áreas de atracção da população
Dimensão e crescimento
Condições de vida
3.2.3 Problemas da vida quotidiana nas cidades e nos campos
Acessibilidade
Níveis de conforto
Conceitos/noções básicas:
Povoamento
Povoamento rural
Povoamento disperso
Povoamento agrupado
Povoamento urbano
Distância-tempo
Equipamento colectivo
Saneamento básico
Nível de conforto
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam diferenças entre os modos de vida rural e urbano, sensibilizando-se para os conceitos de diferença/contraste;
identifiquem aspectos reveladores de mudanças e permanências na organização do espaço português;
relacionem desigualdades de desenvolvimento existentes no espaço português com condições de acessibilidade.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
se saliente, através de exemplos, a existência de diversos tipos de povoamento, desde o rural ao urbano, referindo as principais diferenças entre as formas tradicionais de povoamento rural;
se refiram as condições de vida, no campo, no que se refere à habitação, vestuário, equipamentos colectivos, modos de vida, etc. …, comparando-as com as condições de vida no século XIX;
se evidencie a localização e a dimensão relativa dos principais centros urbanos, realçando, para o centro urbano mais próximos da escola, a sua origem e crescimento;
se refiram as condições de vida nos centros urbanos, nomeadamente no que se refere à habitação, rede viárIa, equipamentos colectivos, modo de vida, etc…;
se salientem as vantagens e inconvenientes da vida num e noutro espaço (rural e urbano, relativamente a facilidades de circulação e contactos, cultura e assistência médica, poluição, segurança, etc…;
se explicitem, de forma sucinta, as principais competências dos órgãos de poder local, no que se refere aos aspectos considerados.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES —
Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
observação de mapas com diferentes tipos de povoamento;
observação de gravuras, diapositivos e filmes relativos a áreas de povoamento diferenciado;
elaboração, em articulação com outras disciplinas, de um estudo de caso relativo à localidade onde se situa a escola (se a escola se situar num grande centro urbano, o estudo deverá restringir-se ao bairro);
correspondência com outras escolas e intercâmbio de materiais relativos ao tema;
inquérito, a realizar pelos alunos, sobre a qualidade de vida no meio rural e no meio urbano, fazendo intercâmbio com escolas situadas em localidades com características diferentes.
visita de trabalho à sede de um órgão autárquico oiu a uma assembleia de freguesia;
entrevistas/inquéritos a responsáveis autárquicos ou a munícipes, relativas a actividades dos órgãos e ou a problemas existentes na localidade.
exposição de trabalhos realizados, integrada nas actividades da Área-Projecto.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 10
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