11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.2. PORTUGAL NO SÉCULO XIII

2.2 PORTUGAL NO SÉCULO XIII
2.2.1 O reino de Portugal e do Algarve
· A dimensão e as fronteiras
· Os traços morfológicos e os principais rios
· Os recursos naturais
2.2.2 A Vida quotidiana
· Nas terras senhoriais
· Nos mosteiros
· Nos concelhos
· Na Corte
Conceitos/noções básicas:

· Território*
· Barreira
· Zona temperada
· Caudal
· Actividade económica
· Produção artesanal*
· Comércio*
· Comércio interno
· Freira*
· Comércio externo
· Grupo social
· Clero
· Nobreza
· Povo
· Burguês
· Concelho
· Carta de foral
· Grupo privilegiado
· Ordem religiosa
· Ordem religiosa militar
· Mosteiro

ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam os principais contrastes na distribuição dos elementos naturais em Portugal;
· relacionem a organização do espaço português no século XIII, com elementos naturais e humanos
· desenvolvam os conceitos de diferença/contraste através do conhecimento da distribuição das diferentes actividades económicas e dos modos de vida dos diversos grupos sociais;
· distingam diferenças entre este período e a nossa época, sensibilizando-se para o conceito de mudança;
· reconheçam no património cultural testemunhos deste período, sensibilizando-se para os conceitos de permanência e de mudança;
· desenvolvam as sensibilidade estética através da apreciação de criações artísticas e literárias.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se refira a constituição definitiva do território nacional;
· se salientam os contrastes morfológicos norte/sul e litoral/interior, localizando os principais alinhamentos montanhosos (Gerês/Montemuro, Cordinheira Central, Serra Algarvia), as principais planícies e os principais rios;
· se evidencie a distribuição da temperatura e da precipitação em Portugal continental, salientando a existência de variações climáticas regionais;
· se saliente a distribuição das principais espécies vegetais (folha caduca e folha persistente, referindo a existência, na época, de extensas, florestas, de matagais e de áreas pantanosas;
· se evidencie a importância dos rios como meio de comunicação e o seu papel de barreira ou de ligação entre os lugares;
· se efectue o estudo da costa, localizando os principais acidentes;
· se refiram os recursos naturais existentes, sempre em relação com as actividades económicas (agricultura, pastorícia, pesca, comércio marítimo, actividades artesanais), salientando a precaridade das condições de vida resultante da extrema dependência relativamente aos elementos naturais;
· se caracterize a vida qutodiana dos diferentes grupos sociais a partir de situações concretas: um senhorio, um mosteiro, um concelho, a Corte, evidenciando as diferenças/contrastes entre as actividades desses grupos (trabalho/lazer, alimentação, habitação, vestuário, privilégios e obrigações);
· se destaque a actividade realigiosa e cultural como diferenciadora do clero em geral, acentuando também o seu papel noutras actividades;
· se evidencie, na abordagem da vida quotidiana nos concelhos, e relativa autonomia concedida aos moradores dos concelhos urbanos, através de carta de foral;
· se refira a existência de comércio interno (feiras e mercados), de comércio externo e o papel dos burgueses nestas actividades;
· se identifiquem monumentos representativos deste período sem preocupação de os classificar quanto ao estilo arquitectónico;
· se associe à vida na Corte a figura e a acção governativa de D. Dinis.


TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· observação do mapa de Portugal no século XIII, reconhecimento das suas fronteiras e comparação com períodos anteriores;
· observação do mapa hipsométrico de Portugal continental e representação dos acidentes naturais mais significativos em mapas a elaborar pelos alunos;
· contrução e interpretação swumária de gráficos com a distribuição da temperatura média anual e da precipitação em estações meteorológicas de Portugal; comparação com os registos anteriormente realizados;
· leitura de documentos e textos adaptados referentes à importância dos portos fluviais e marítimos para as comunicações da época;
· sobreposição de mapas que permitam a comparação da linha da costa nos séculos XIII e XIV com a linha da costa actual;
· observação de mapas representando as principais feiras e circuitos a este período;
· análise e comentários de documentos adaptados e textos relativos, diaporamos e banda desenhada relativos a este período;
· análise e comentário de documentos adaptados e textos relativo a este período (aspectos da vida social e cultural);
· dramatização de aspectos da vida quotidiana dos diversos grupos sociais;
· levantamento, feito pelos alunos, de vestígios, a nível regional da época em estudo;
· visita de estudo a monumentos característicos deste período existentes na região;
· actividades multidisciplinares com Língua Portuguesa, Educação Musical e com Educação Visual e Tecnológica.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 14

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