11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 3.4. COMO OCUPAMOS OS TEMPOS LIVRES

3.4 COMO OCUPAMOS OS TEMPOS LIVRES
3.4.1 O lazer
Tipo de equipamento
Distribuição e contrastes
Impacte do turismo no ambiente
3.4.2 Importância das áreas de protecção da NaturezaConceitos/noções básicas:
Lazer
Turismo
Mês seco
Reserva natural
Paisagem*
Ambiente*.
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam contrastes na distribuição dos equipamentos culturais e desportivos;
desenvolvam atitudes de socialidade e solidariedade, mostrando-se interessados pela melhoria da qualidade de vida da comunidade e pela preservação do património natural e cultural.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
se efectue um levantamento das actividades e dos equipamentos culturais (museus, bibliotecas, teatros, grupos corais, grupos de dança folclórica, artesanato…) e desportivos (clubes, associações pavilhões, estádios, etc.) existentes na localidades da escola, estabelecendo comparações com outras localidades de características diferenciadas;
se destaque a existência de diversos tipos de turismo (balnear, de montanha, termal, religioso, rural, etc.) e se localizem os grandes espaços turísticos;
se relacione o turismo balnear e de montanha com as características climáticas das regiões onde se inserem;
se evidenciem, de uma forma sucinta, as modificiações que o turismo provoca na organização do espaço, nomeadamente no que se refere a migrações, abastecimento, tipo de produtos consumidos, empregos, actividades que origina, etc., assim como as principais incidências sobre a qualidade do ambiente;
se saliente a necessidade de proteger determinadas áreas, lugares e objectos, tendo em vista a preservação dos ecossistemas naturais e dos valores de ordem paisagísticas e cultural, evidenciando a importância do poder central e local nesta preservação;
se evidenciem algumas formas de organização activa das populações na reoslução de problemas relacionados com o ambiente.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
inquérito ou outra técnica de recolha de dados para averiguar as formas de lazer da população da localidade;
localização, na planta da localidade ou do bairro, dos centros culturais e desportivos;
recolha de dados históricos sobre os centros culturais e desportivos existentes na localidades ou no bairro;
pesquisa, em trabalho de grupo, relativa a costumes, tradições, música e cantares, danças, gastronomia, artesanato, casas típicas, trajes da sua região;
intercâmbio, por correspondência, com outras escolas do País sobre o mesmo assunto;
realização de pequenas exposições, integradas nas actividades da Área-Projecto, com o material recolhido;
elaboração, individualmente ou em grupo, de um pequeno estudo sobre o tipo de turismo dominante na localidade da escola ou nos locais onde os alunos passam férias;
leitura de gráficos termopluviométricos de áreas de turismo balnear, registando o número de meses secos;
localização, em mapas, dos principais espaços turísticos;
leitura de textos e notícias de jornais, sempre que possível locais ou regionais, referentes a problemas ambientais;
localização, em mapas, das principais reservas naturais e, em plantas da localidade, de parques, jardins, monumentos, etc.
elaboração de pequeno trabalho de projecto mutidisciplinar, integrado nas actividades da Área-Projecto, referente a um problema existente na localidade em que os alunos vivem.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 8

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