11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 3.1. A POPULAÇÃO PORTUGUESA NO LIMIAR DO SÉCULO XXI

3. PORTUGAL HOJE
3.1 A POPULAÇÃO PORTUGUESA NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
3.1.1 A evolução da população portuguesa
As variações da natalidade e da mortalidade
A mobilidade da população
3.1.2 Características da população portuguesa
Composição por idade e por sexo
3.1.3 Distribuição espacial da população portuguesaConceitos/noções básicas:
População absoluta
Natalidade
Mortalidade
Crescimento natural/saldo fisiológico
Grupo etário
Envelhecimento da população
Densidade populacional
Área atractiva
Área repulsiva
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam diferenças/contrastes na distribuição espacial da população portuguesa;
compreendam a evolução da população portuguesa, estabelecendo relações entre o passado e o presente.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
se efectue o estudo da evolução da população portuguesa, salientando a evolução global da população absoluta no continente e nas ilhas desde o início do século XX, considerando na explicação dessa evolução, as variações da natalidade, da mortalidade e da mobilidade da população no esmo período;
se refiram, em relação à emigração, apenas algumas das causas, os principais distritos de saída e a variação, ao longo do século XX, dos países de destino;
se efectue o estudo das características da população, evidenciando o peso relativo dos três grupos etários (jovens, adultos e velhos) e do número de homens/mulheres na estrutura demográfica portuguesa;
se destaque a desigual distribuição espacial da população, as áreas de maior e menor concentração e se refiram, de forma sucinta, os principais factores,de forma a introduzir os conceitos de área atractiva e área repulsiva;
se recupere, sempre que oportuno,a informação sobre a situação demográfica do país em períodos anteriores, comparando-a com a situação actual.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
construção de árvores genelógicas dos alunos , através do conhecimento próprio ou de inquérito/pesquisa, tendo como objectivo averiguar, em relação aos ascendentes:
lugares de nascimento;
ocupação;
idade atingida;
número de mulheres e de homens, etc.;
leitura de textos e audição de poemas ou canções relativas à emigração;
observação e interpretação de quadros estatísticos e gráficos relativos à população absoluta, à emigração/imigração e composição por idade e sexo.
divisão da turma em grupos para estudo do distrito de residência e de um distrito com características diferentes, devendo executar-se as seguintes actividades:
elaboração de um quadro com a indicação da população total por concelho, em 1970 e 1991, a fim de averiguar aqueles cuja população diminuiu;
cartografia dos dados obtidos, utilizando apenas duas classes; colocação de hipóteses muito simples para explicação dos factos; divulgação do trabalho à turma;
observação e interpretação de mapas com a distribuição da densidade de população no continente e nas ilhas nos mesmos períodos.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 10

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