2.3. 1383/85 — UM TEMPO DE REVOLUÇÃO
2.3.1 A morte de D. Fernando e o problema da sucessão
2.3.2 As movimentações populares e os grupos em confronto
2.3.3 A resistência à invasão castelhana
2.3.4 A consolidação da independênciaConceitos/noções básicas:
· Revolução
· Dinastia
· Crónica
· Cortes
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam a revolução de 1383/85 como um conjunto de acontecimentos que produziram mudanças significativas;
· reconheçam a acção de indivíduos e de grupos no processo de revolução;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS —
Sugere-se que:
· se aborde o problema da sucessão de uma forma suscinta, sublinhando-se, fundamentalmente, a não aceitação de D. Beatriz, como rainha, por parte das camadas populares e de alguns elementos da nobreza;
· se evidencie o carácter revolucionário dos movimentos populares, relacionando-os com as difíceis condições de vida e destacando a acção de algumas figuras;
· se refiram aspectos importantes da acção do Mestre de Avis e de Nuno Álvares Pereira, bem como de outras figuras que se evidenciaram no confronto social e político, nomeadamente Álvaro Pais e João das Regras;
· se sublinhe a importância das Cortes de Coimbra na legitimiação do novo rei;
· se evidencie o carácter decisivo da batalha de Aljubarrota na resolução do conflito.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES —
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· leitura do quadro genealógico com a linha de sucessão de D. Pedro I;
· leitura e comentário de extractos adaptados da Crónica de D. Fernando e da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes;
· dramatização de episódios relacionados com a revolução de 1383/85, em articulação com as actividades da Área-Escola;
· observação/leitura e comentário de gravuras, diapositivos, diaporamos ou banda desenhada relativos a este período;
· observação e interpretação de mapas com a indicação dos intinerários das invasões castelhanas e a localização dos principais confrontos militares;
· elaboração de pequenas biografias de figuras que se destacaram durante a Revolução.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 4
Sem comentários:
Enviar um comentário