11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.8. PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

2.8 PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
2.8.1 O espaço português
· Os recursos naturais e as inovações tecnológicas
· Distribuição espacial das diferentes actividades
· Os movimentos da população
2.8.2 A vida quotidiana
· No campo
· Nas grandes cidades
Conceitos/noções básicas:
· Baldio
· Pousio
· Indústria*
· Numeramento
· Recenseamento
· Crescimento da população
· Êxodo rural
· Mobilidade
· Operariado
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam os principais contrastes na distribuição das diversas actividades económicas no espaço português, na segunda metade do século XIX;
· comparem formas de organização espacial do território português em diferentes períodos, sensibilizando-se para os conceitos de mundança/permanência;
· distinguam diferenças entre este período e a nossa época, sensibilizando-se para o conceito de mudança;
· relacionem as inovações tecnológicas com as alterações ocorridas na sociedade portuguesa neste período, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· reconheçam no património cultural testemunhos deste período, sensibilizando-se para o conceito de permanência;
· desenvolva a sensibilidade estética, através da apreciação de criações artística, através da apreciação de criações artísticas e literárias deste período;
· desenvolvam atitudes de respeito pela pessoa humana, a propósito da valorização da abolição da escravatura e da pena de morte.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se evidencie a necessidade, sentida neste período, de intensificar o aproveitamento dos recursos minerais do País (carvão, ferro, cobre) e a expansão do cultivo do arroz e da batata;
· se salientem as transformações no espaço, resultantes do aproveitamento dos recursos minerais e da modernização da agricultura (ocupação dos baldios, substituição do pousio pelo cultivo da batata);
· se destaque o surgimento das zonas industriais (Lisboa/Setúbal e Porto/Guimarães), em contraste com o conjunto do país agrícola;
· se evidencie o contributo da máquina a vapor para o desenvolvimento de novas formas de produção industrial;
· se estabeleçam comparações simples entre as formas de produção artesanal e industrial;
· se saliente o crescimento da população e a oposição entre o litoral norte, mais povoado, e o resto do País;
· se explique a importância do êxodo rural;
· se faça uma breve Abordagem ao grande surto da emigração, principais áreas de saída e países de destino;
· se indetifiquem as grandes inovações tecnológicas, salientando a implantação e evolução da rede ferroviária e a sua importância para o desenvolvimento das actividades económicas e para a maior mobilidade de pessoas e bens;
· se comparem os modos de vida dos vários grupos sociais nas grandes cidades (Lisboa e Porto) e no campo, sobretudo no que diz respeito a actividades económicas, alimentação, vestuário, divertimento e cultura;
· se refira, a propósito da vida quotidiana, o aparecimento de um novo grupo social — o operariado —, a progressiva perda de privilégios da nobreza e o aumento da importância da burguesia;
· se refiram de forma sucinta, ainda a propósito da vida quotidiana, a importância da abolição da escravatura e da pena de morte, as principais medidas tomadas no âmbito do enisno e algumas obras artísticas e literárias deste período e seus autores.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· construção de um planisfério com a extensão do imnpério na segunda metade do século XIX e comparação com o elaborado para o século XVIII;
· localização, em mapas, das principais áreas industriais;
· leitura e interpretação de gráficos e quadros estatísticos relativos à evolução da população portuguesa e à emigração;
· observação e interpretação de mapas com a distribuição da população em Portugal, neste período período;
· análise e comentário de documentos adaptados (especialmente obras literárias) e textos relativos a aspectos da sociedade portuguesa neste período;
· observação e interpretação de mapas com a evolução da rede ferroviária;
· realização de um debate sobre a pena de morte;
· observação/leitura e comentário de gravuras, diapositivos, diaporamas, filmes ou banda desenhada sobre este período;
· dramatização de episódios relativos a aspectos da vida quotidiana;
· elabotação, pelos alunos, de pequenas biografias de algumas das principais figuras deste período;
· visita de trabalho a um monumento, fábrica ou museu com vestígios desta época;
· recolha de materiais diversificados, em trabalhos de equipa e muitidisciplinar, integradoi nas actividfades da Área-Projecto, tendo em vista a realização de uma exposição sobre o período em estudo.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 14

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