2.10 OS ANOS DA DITADURA
2.10.1 O golpe militar em 28 de Maio
2.10.2 Salazar e o Estado Novo
· A política de obras públicas
· As restrições às liberdades
· A oposição ao Estado Novo
2.10.3 A guerra colonialConceitos/noções básicas:
· Ditadura
· Censura
· Liberdade de expressão
· Oposição política
· Guerra colonial
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam acontecimentos que produziram mudanças significativas em Portugal, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· desenvolvam o espírito crítico a partir da análise de actuações concretas de indivíduos ou de grupos;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas;
· reconheçam a necessidade de defesa de valores demcráticos;
· compreendam relações entre o passado e o presente, através do reconhecimento de mudança e permanências.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se identifiquem motivos que levaram ao golpe militar de 28 de Maio, efectuando uma breve referência a episódios ocorridos e às principais figuras nele envolvidas;
· se relacione o golpe militar de 28 de Maio com a queda da 1,ª República e a instauração de uma ditadura militar;
· se efectue referência à acção de Salazar no saneamento financeiro e à política de obras públicas do Estado Novo;
· se evidenciem, como características da ditadura de Salazar, a ausência de liberdades de expressão e de reunião, a censura prévia, a polícia política, a repressão ao movimento sindical e a existência de um partido único;
· se referenciem episódios e movimentos organizados de resistência ao Estado Novo, relacionando-os com a restrições às liberdades e as condições de vida.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da construção do friso cronológico;
· análise e comentário de textos e/ou documentos adaptados relativos a este período, nomeadamente notícias de jornais da época, correspondência, depoimentos escritos fornecidos pelo professor ou recolhidos pelos alunos, individualmente ou em grupo;
· recolha de dados sobre construções com carácter monumental que testemunhem a política de obras públicas do Estado Novo;
· recolha de depoimentos orais de familiares e ou amigos sobre a guerra colonial e a resistência à ditadura salazarista;
· observação de postais, gravuras, fotografias ou filmes que documentem a época.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 5
Sem comentários:
Enviar um comentário