11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.4. PORTUGAL NOS SÉCULOS XV E XVI

2.4. PORTUGAL NOS SÉCULOS XV E XVI
2.4.1 De Portugal às ilhas e ao Cabo da Boa Esperança
2.4.2 A chegada à Índia e ao Brasil
2.4.3 O Império Português no século XVIArquipélagos da Madeira e dos Açores:
· os traços morfológicos e os cursos de água;
· o clima e a vegetação natural;
· recursos naturais, colonização e actividades económicas.
Os territórios na África, Ásia e América:
· os recursos naturais e as actividades económicas;
· a diversidade étnica e cultural das populações;
· colonos, mercadores e missionários.
2.4.4 A vida urbana no século XVI — Lisboa quinhentista
· O crescimento da cidade
· O porto de Lisboa e o comércio
· A corte e as criações culturais
Conceitos/noções básicas:
· Expansão marítima
· Arquipélago*
· Vento
· Corrente marítima
· Meridiano
· Paralelo
· Caravela
· Nau
· Carta náutica
· Astrolábio
· Quadrante
· Capitania
· Missionação
· Colonização
· Escravo
· Etnia
· Migração
· Emigração
· Imigração
· Planta*
· Situação
· Monopólio
· Especiarias
· Arte Manuelina
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· relacionem a expansão marítima com factores físicos e humanos, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· reconheçam o contributo das grandes viagens para o conhecimento da Terra; reconheçam os principais contrastes na distribuição dos elementos naturais, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores;
· reconheçam diferenças nos modos de vida dos povos contactados pelos Portugueses;
· desenvolvam os conceitos de diferença/contraste através do conhecimento dos modos de vida dos vários grupos sociais da Lisboa quinhentista;
· distingam diferenças entre este período e a nossa época, sensibilizando-se para o conceito de mudança;
· reconheçam valores patentes em acções individuais ocorridas no quadro da expansão marítima;
· desenvolvam atitudes de respeito para com povos de culturas diferentes;
· reconheçam alterações que a expansão operou em Portugal e noutras regiões do mundo, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade.

OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS —
Sugere-se que:
· se efectue o estudo das viagens de exploração altântica de forma sucinta, acentuando-se a progressão espacial e referindo-se a importância dos ventos e das correntes marítimas nas rotas seguidas;
· se destaque a acção do Infante D. Henriques e de D. João II nas iniciativas de expansão marítimas, e se refiram algumas motivações para a realização das viagens;
· se seleccione a viagem de Vasco da Gama ou de Pedro Álvares Cabral para exemplificação das condições concretas das grandes viagens marítimas;
· se localizem os territórios do Império Português no século XVI, evidenciando a posição das ilhas atlânticas relativamente aos continentes europeu, africano e americano;
· se evidenciem, no estudo dos traços morgológicos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores alocalização das maiores e menores altitudes, a disposição do relevo em relação à costa e as características dos cursos de água, referindo os condicionalismos impostos à fixação humana pelo relevo;
· se evidencie a distribuição da temperatura e da vegetação nos dois arquipéalgos, salientando a existência de variações climáticas regionais;
· se refiram as condições climáticas regionais;
· se refiram as condições climáticas e de vegetação que permitiram a fixação de colonos e a intordução de novas espécies vegetais;
· se aborde de forma sucinta a diversidade étnica e cultural das populações dos territórios na África, América e Ásia, destacando as características mais facilmente observáveis realtivas aos modos de vida dominantes;
· se acentue o papel de colonos mercadores e missionários na dinamização de permutas culturais;
· se evidencie a situação da cidade de Lisboa em relação ao País e à região e a importância do sítio, referindo o papel das ribeiras e vales que permitiram o crescimento da cidade, bem como a construção de duas cercas sucessivas e a expansão;
· em direcção ao Terreiro do Paço, Ribeira e Santos;
· se refiram, de forma sucinta, como aspectos marcantes da vida quotidiana no porto da Lisboa quinhentista: o movimento comerical marítimo, a vida dos burgueses e da gente do mar, a permanência de mercadores estrangeiros, a existência de elevado número de escravos, a movimentação das gentes, a construção naval e as actividades artesanais;
· se sublinhe a importância da Corte como centro cultural, destacando as principais criações deste período.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· registo, num planisfério, de intinerários seguidos pelos navegadores;
· observação de mapas com as correntes máritimas e os ventos, e comparação com as rotas seguidas;
· observação e interpretação de mapas com as áreas do Império Português no século XVI;
· observação e interpretação de mapas hipsométricos das ilhas;
· observação de gráficos de temperatura e precipitação, de estações meteorológicas situadas nos arquipélagos;
· observação e interpretação sumária de mapas com a distribuição da precipitação nas Ilhas e sia comparação com o mapa hipsométrico; museu com testemunhos deste período;
· actividades multidisciplinares com Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica, Educação Musical e Ciências da Natureza.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 16

Sem comentários:

Enviar um comentário