11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.1. UM NOVO REINO CHAMADO PORTUGAL

2. PORTUGAL NO PASSADO
2.1 UM NOVO REINO CHAMADO PORTUGAL
2.1.1 Em busca da autonomia
2.1.2 A conquista da linha do Tejo
2.1.3 O reconhecimento do ReinoConceitos/noções básicas:
· Condado
· Fronteira
· Independência
· Reino*
· Monarquia
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS —
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· conheçam acontecimentos que produziram mudanças significativas no território do condado portucalense e do reino de Portugal;
· reconheçam a importância de acções individuais e colectivas que possibilitaram a formação e independência de Portugal;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas;
· se sensibilizem para o significado da independência de Portugal.

OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS —
Sugere-se que:
· se centre o tratamento do subtema na acção de D. Afonso Henriques, bem como em acontecimentos relacionados com a independência do Condando e com a conquista e alargamento do território;
· se destaquem episódios significativos que possam ter ocorridos em locais próximos da região em que os alunos vivem;
· se refira, realtivamente ao reino de Portugal, para além do Acordo de Zamora, o reconhecimento do reino pelo Papa.

TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· observação e interpretação de mapas do condado Portucalense e do reino de Portugal à morte de D. Afonso Henriques, com a localização das principais conquistas;
· pesquisas pelos alunos e narração de episódios ocorridos na região, relativos ao período em estudo;
· observação/leitura e comentário de gravuras, diapositivos, diapramas ou banda desenhada relativos a este período.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 4

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