11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.11. O 25 DE ABRIL E A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA

2.11. O 25 DE ABRIL E A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
2.11.1 A acção militar e popular em 25 de Abril
2.11.2 A independência das colónias
2.11.3 A Constituição de 1976 e o restabelecimento da democraciaConceitos/noções básicas:
· Democracia*
· Descolonização
· Direito de voto
· Poder central
· Governo
· Assembleia da República
· Região Autónoma
· Poder local
· Autarquia
· Câmara Municipal*
· Junta de Freguesia
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam a Revolução de Abril como um conjunto de acontecimento que produziram mudanças significativas em Portugal, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
compreendam relações entre o passado e o presente, através do reconhecimento de mudanças e permanências;
desenvolvam o espírito crítico, a partir da análise de actuações concretas de indivíduos ou de grupos no processo revolucionário;
reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas;
reconheçam a necessidade de defesa de valores democráticos.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
se identifiquem motivos que levaram à Revolução de Abril;
se referenciem, de forma breve, os principais episódios ocorridos em 25 de Abril;
se evidenciem a acção de figuras que se destacaram na Revolução de Abril e as movimentações populares de adesão;
se destaquem, como consequências do 25 de Abril, o restabelecimento da democracia, descolonização e a Constituição de 1976;
se evidenciem como aspectos importantes consignados na Constituição, a garantia dos direitos e liberdades individuais, a institucionalização do poder local e a participação directa e activa dos cidadãos na vida política do País;
se identifiquem órgãos do poder local (câmara municipal e junta de freguesia) e órgãos de poder central (Presidente da República, Governo e Assembleia da Republica), distinguindo os órgãos representativos do poder nas regiões autónomas.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES —
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
continuação da construção do friso cronológico;
análise e comentário de notícias sobre a Revolução, em jornais de 25 de Abril e dias seguintes;
análise e comentário de notícias em jornais da época, sobre a independência das colónias;
observação/leitura e comentário de gravuras, diapositivos, filmes e cartzes relativos ao 25 de Abril;
audição e comentário de gravações sonoras de acontecimentos ocorridos no dia 25 de Abril;
organização de um debate sobre a democracia;
leitura e comentário de extractos da Constituição de 1976;
recolha individual ou em grupo de materiais sobre a Revolução de 25 de Abril, para a realização de uma exposição a integrar nas actividades da Área-Projecto;
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 6
* Conceitos já abordados no 1.º ciclo.** Subtema de tratamento mais aprofundado.

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