11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 1.3. OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA - CONVIVÊNCIA E CONFRONTO

1.3 OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA – CONVIVÊNCIA E CONFRONTO
1.3.1 A ocupação muçulmana
1.3.2 Cristãos e Muçulmanos no período da Reconquista
1.3.3 A herança muçulmanaConceitos/noções básicas:
· Árabe
· Muçulmano
· Mouro
· Reconquista
* Conceitos já abordados no 1.º ciclo.** Subtema de tratamento mais aprofundado.
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS —
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam mudanças operadas na Península ibérica com a permanência dos Muçulmanos, através do reconhecimento de testemunhos;
· reconheçam a possibilidade de coexistência, no mesmo espaço, de povos com culturas diferentes.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se efectue uma referência breve à resistência no território das Astúrias e à progressão da Reconquista, sem a preocupação de analisar o processo;
· se abordem as situações de convivência e de Muçulmanos, com base em episódios concretos e significativos;
· se relacione, de preferência, os episódios ocorridos na região em que os alunos vivem;
· se relacione a invasão muçulmana com as características atractivas da península Ibérica;
· se efectue, relativamente à herança muçulmana, uma simples identificação de vestígios histórico-culturais.

TÉCNICAS/ACTIVIDADES —
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· observação e interpretação de um mapa do Império Muçulmano no século VIII;
· observação de mapas da Península Ibérica com a progressão da Reconquista;
· observação/leitura e comentário de gravura e comentário de gravura, diapositivos, diaporamas ou banda desenhada sobre a civilização muçulmana neste período;
· análise e comentário de textos sobre episódios do confronto e da convivência entr Muçulmanos e Cristãos e sua dramatização em actividades da Área-Escola
· recolha pelos alunos de lenhas sobre a permanência muçulmana;
· recolha de vocábulos portugueses de origem árabe.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 3

1 comentário:

  1. Ler a história da Portugal e da Espanha, em livros históricos, portanto confiáveis, esclarece qualquer dúvida sobre a Península Ibérica, e quem realmente a dominou. Os árabes tiveram uma grande civilização, na qual estavam incluídos os Mouros, não os muçulmanos!

    Obs.: islamismo é apenas uma Seita que surgiu entre os árabes.

    Atualmente, usando de má-fé, e querendo enganar o mundo inteiro, e se apoderar de tudo de bom e belo que a civilização árabe trouxe para a humanidade (civilização que os muçulmanos destruíram), os trapaceiros muçulmanos alegam que quem dominou a Península Ibérica foram eles, o que não é verdade!!!

    QUEM DOMINOU A PENÍNSULA IBÉRICA POR 8 (OITO) SÉCULOS, FORAM OS MOUROS, QUE ERAM ÁRABES ORTODOXOS, NÃO MUÇULMANOS!!!

    Toda a arquitetura observada nos palacetes, castelos, ruínas, e mesmo nas Mesquitas, tanto em PORTUGAL, como na ESPANHA, é arquitetura MOURISCA.

    Muçulmanos nunca tiveram alguma arquitetura, a não ser acrescentar seus minaretes, em arquiteturas alheias. Apenas se apoderavam e modificavam a arquitetura alheia. Assim como fizeram na Basílica de Santa Sofia (destruida e adaptada ao Islã. por dentro), em Constantinopla, portanto, arquitetura bizantina.
    Não tentem modificar a história.

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