11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.6. PORTUGAL NO SÉCULO XVIII

2.6 PORTUGAL NO SÉCULO XVIII**

2.6.1 O Império Colonial português do século XVIII
· A extensão dos territórios
· Recursos naturais e actividades económicas
· Os movimentos da população; o tráfico de escravos

2.6.2 A sociedade portuguesa no tempo de D. João V

2.6.3 Lisboa pombalinaConceitos/noções básicas:
· Inquisição
· Cristão-novo
· Monarquia absoluta
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—

Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· relações entre as formas de organização do espaço português no século XVIII e os elementos naturais e humanos;
· reconheçam diferenças nos modos de vida dos diversos grupos sociais, sensibilizando-se para os conceitos de diferenças/contraste;
· estabeleçam diferenças entre este período e a nossa época sensibilizando-se para o conceito de mudança;
· desenvolvam atitudes de respeito e de solidariedade para com pessoas e povos de culturas diferentes;
· reconheçam no património cutlural testemunhos deste período, sensibilizando-se para os conceitos de permanência e de mudança;
· desenvolvam o sentido estético, através da apreciação de criações artísticas e literárias deste período.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—

Sugere-se que:
· se evidencie a importância que o Brasil teve neste período, no conjunto das colónias portuguesas;
· se efectue o estudo dos recursos naturais, relacionando os produtos vegetais, animais e minerais com as suas regiões de origem e pondo em evidência a importância das novas culturas introduzidas em Portugal continental (milho e batata);
· se refiram as principais actividades económicas, no reino e no Brasil, a partir do estudo de exemplos da vida quotidiana;
· se relacione a intensificação das correntes migratórias para o Brasil com a cultura do açúcar e a exploração mineira;
· se caracterize, através de exemplos da vida quotidiana, a sociedadede portuguesa no tempo de D. João V, referindo,n omeadamente, o papel da Inquisição;
· se identifiquem, a propósito da abordagem da vida quotidiana no tempo de D. João V, exemplos de manifestações de poder absoluto (o fasuto da Corte, as cerimónias públicas e as construções monumentais);
· se saliente, no estudo da vida em Lisboa no tempo do Marquês, o papel centralizador e o carácter inovador da sua acção do espaço da Lisboa reconstruída.

TÉCNICAS/ACTIVIDADES—

Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· construção do planisfério com a extensão do Império Português no século e comparação com o mapa elaborado para o século XVI;
· localização das principais regiões de produção açucareira e de exploração mineira no Brasil;
· leitura e interpretação da gráficos e quadros relativos à imigração no Brasil, à produção de açúcar e às remessas de ouro brasileiro para Portugal;
· análise e comentário de textos e/ou documentos adaptados das sociedades portuguesa e brasileira neste período;
· observação da planta da cidade de Lisboa reconstruída e comparação reconstruída e comparação com as plantas de épocas anteriores;
· observação/leitura e comentário de gravuras e diapositivos, filmes ou banda desenhada sobre este período;
· reconstituição, sob forma plástica, de aspectos da vida quotidiana num genho de açúcar, no Brasil;
· dramatização de episódios relativos a aspectos da vida quotidiana desta época;
· elaboração, pelos alunos, de pequenas biografias de algumas das principais figuras deste período;
· organização de um debate sobre a escravatura;
· visita de trabalho a um monumento ou a um museu com vestigios da época;
· actividades multidisciplinares com Língua Portuguesa, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica e Ciências da Natureza.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 13

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