11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.9. A REVOLUÇÃO REPUBLICANA

2.9 A REVOLUÇÃO REPUBLICANA
2.9.1 A acção militar no 5 de Outubro e a queda da Monarquia
2.9.2 A 1.ª República
· A Constituição republicana
· As principais medidas no domínio da educação e do trabalho
· O movimento sindical
· A instabilidade governativa
Conceitos/noções básicas:
· República*
· Alfabetização
· Sindicato
· Greve
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam acontecimentos que produziram mudanças significativas em Portugal, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· reconheçam a participação de indivíduos ou grupos em acontecimentos importantes ocorridos neste período;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas;
· compreendam relações entre o passado e o presente, atravès do reconhecimento de mudanças e permanências.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se identifiquem motivos que levaram à Revolução de 5 de Outubro;
· se desta quem os principais episódios ocorridos em 5 de Outubro de 1910, a acção popular no apoio aos republicanos e a desorganização do exército fiel à monarquia;
· se relacione a Revolução de 5 de Outubro com a queda do regime monárquico e a instauração de um regime republicano;
· se destaque os princípios consignados na Constituição de 1911, que caracterizam um regime de tipo republicano;
· se refiram algumas figuras relevantes da 1.ª República, nomeadamente António José de Alçmeida é Afonso Costa;
· Se mencionem, relativamente às medidas tomadas no campo do ensino. o aumento e a gratuitidade da escolaridade obrigatória e a criação de novos cursos;
· se destaquem, como principais medidas no domínio do trabalho, a institucionalização do direito à greve, de um dia de descanso semanal e as oito horas de trabalho diário;
· se efectue uma breve referência ao aumento da imprensa operária, ao aparecimento e ou reorganização de associações operárias e intensificação do movimento grevista, como manifestações de reforço do movimento operário.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da construção do friso cronológico;
· análise e comentário de textos e/ou documentos adaptados relativos a este período, nomeadamente notícias de jornais da época;
· leitura de extractos adaptados da Constituição de 1911;
· observação/leitura e comentário de gravura, diapositivos, diaporamas, filmes ou banda desenhada relacionados com acontecimentos ocorridos neste período;
· leitura e comentário de quadros com dados relativos ao ensino primário, ao analfabetismo e ao movimento grevista.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 4

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