19 de agosto de 2010

FICHA DE AVALIAÇÃO

Tema 1 — A Península Ibérica — lugar de passagem e de fixação
Subtema 1 — Ambiente natural e primeiros povos
1. Observa o mapa.
1.1. Assinala no mapa os seis continentes e os cinco oceanos, escrevendo os seus nomes nos locais correctos.
1.2. Pinta no mapa, a verde, a Península Ibérica.
1.3. Refere os limites naturais da Península Ibérica.
1.4. Indica os nomes de quatro rios da Península Ibérica.
1.5. Define península.
2. Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
__ A Europa é o continente mais populoso do Mundo.
__ O oceano Atlântico separa a Europa e a África da América.
__ A Oceânia é um continente formado por muitas ilhas.
__ A Ásia é maior do que a Europa.
__ O oceano Atlântico é o maior dos oceanos.
__ A área ocupada pelos oceanos é menor do que a ocupada pelos continentes.
3. Refere as principais cordilheiras da Península Ibérica.
4. Indica o nome por que são conhecidos os rios que desaguam em outros rios.
5. Completa o quadro, indicando as características de cada uma das zonas climáticas da Península Ibérica.
Zona de clima atlântico --Zona de clima continental --Zona de clima mediterrânico
6. Completa a frase.
O pinheiro manso é uma árvore de folha _______________ que existe sobretudo no Sul da Península Ibérica, onde o clima é mais _______________ e _______________.
7. Explica os motivos que levaram à destruição da vegetação natural na Península Ibérica.
8. Lê a frase.
Na Península Ibérica desde sempre existiram importantes e variados recursos naturais.
8.1. Indica três recursos naturais existentes na Península Ibérica.
8.2. Explica de que forma estes recursos naturais contribuíram para a fixação, na Península Ibérica, de povos vindos de outras regiões.
9. Observa a figura.
9.1. Indica três actividades praticadas pelas primeiras comunidades recolectoras.
9.2. Cita quatro produtos de que se alimentavam os povos recolectores.
9.3. Indica três materiais utilizados pelos povos recolectores para o fabrico de utensílios.
9.4. Explica de que forma o fogo melhorou a vida dos povos recolectores.
9.5. Diz o que entendes por recolecção.
9.6. Explica por que razão as comunidades recolectoras eram nómadas.
10. Observa a figura.
10.1. Explica a razão que levou os caçadores das primeiras comunidades recolectoras a produzirem a arte rupestre.
11. Observa a figura.
11.1. Refere três diferenças entre as comunidades recolectoras e as agro-pastoris.
11.2. Enumera quatro actividades praticadas pelas comunidades agro-pastoris.
11.3. Define sedentário.
11.4. Explica o que é um castro.
11.5. Cita quatro povos que habitaram os castros na Península Ibérica.
11.6. Refere os dois tipos de culto praticados pelas comunidades agro-pastoris.
11.7. Identifica três tipos de monumentos destinados ao culto dos mortos.
12. Diz o nome do oceano que a ocidente banha a Península Ibérica.
13. Que mar separa o continente europeu do continente africano?
14. Quais são os limites naturais da Península Ibérica?
15. Indica a localização da Península Ibérica na Europa.
16. Escreve o nome do continente que se localiza a ocidente da Península Ibérica.
17. Quais são as cores que se usam para se mostrar as diferenças do relevo no mapa?
18. Indica dois rios da vertente atlântica.
19. Escreve o nome de um planalto peninsular.
20. O que é que determina a direcção que o rio toma?
21. Indica o nome da região climática da Península Ibérica que representa invernos muito frios e verões muitos quentes.
22. Em que zona da península se localiza a Ibéria húmida?
23. Que formas de subsistência encontraram as comunidades recolectoras?
24. Que actividades praticavam as comunidades agro-pastoris?
25. Caracteriza a vida dos castros.
26. Enumera três produtos que os Fenícios vinham buscar à Península Ibérica.
27. Que produtos interessavam aos Fenícios na Península Ibérica?

Sem comentários:

Enviar um comentário