11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 3.3. AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS QUE DESENVOLVEMOS

3.3. AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS QUE DESENVOLVEMOS
3.3.1 O mundo do trabalho
População activa e não activa
Sectores de actividade
3.3.2 As principais actividades económicas
Repartição espacial
Conceitos/noções básicas:
População activa
População não activa
Desemprego
Sectores de actividade
Sctor primário
Sector secundário
Sector terciário
Actividades produtivas
Actividades não produtivas
Serviços
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS —
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam os principais contrastes na distribuição das diversas actividades económicas no espaço português;
identifiquem algumas transformações no espaço português relacionadas com o surgimento de novas actividades.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
o estudo do subtema se faça evidenciando a diferença entre população activa e não activa, introduzindo o conceito de desemprego;
se refiram os sectores de actividade e principais actividades neles incluídas, salientando a diferença entre as produtivas e não produtivas;
se estabeleçam os principais contrastes na repartição das actividades económicas, no que se refere a áreas rurais/áreas urbanas, pequenos centros urbanos/grandes centros urbanos.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
inquérito à população escolar sobre as diferentes actividades desenvolvidas pelos pais e parentes próximos; registo dos dados obtidos e caracterização das actividades predominantes na região em que a escola se insere;
observação e interpretação de mapas e gráficos com a distribuição da população por sectores de actividadse e comparação com épocas anteriores;
observação/interpretação diapositivos e filmes sobre as actividades económicas nas áreas rurais e urbanas;
visitas de trabalho a explorações agrárias, pecuárias, escolas de pesca, unidades industriais, mercados, etc. (a selecção da visita deve ser feita de acordo com os recursos existentes na região).
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 8

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