11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 2.7. 1820 E O TRIUNFO DOS LIBERAIS

2.7. 1820 E O TRIUNFO DOS LIBERAIS
2.7.1 As invasões napoleónicas
· A saída da Corte para o Brasil
· A resistência aos invasores e a intervenção inglesa
2.7.2 A revolução liberal de 1820
· O movimento revolucionário
· A acção das Cortes Constituintes
· A independência do Brasil
2.7.3 A luta entre liberais e absolutistasConceitos/noções básicas:
· Guerra civil
· Cortes Constituintes
· Constituição
· Monarquia liberal
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam acontecimentos que produziram alterações na sociedade portuguesa deste período, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· reconheçam a participação de indivíduos ou de grupos em acontecimentos importantes ocorridos neste período;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se efectue uma breve referência ao não cumprimento por Portugal do Bloqueio Continental, relacionando-o com a primeira invasão francesa e a saída da Corte para o Brasil;
· se refire, de forma sucinta, a resistência aos invasores, identificando-se algumas batalhas, realçando-se a participação das populações na resistência e o carácter violento e de destruição que a guerra assumiu;
· se efecute uma breve referência ao papel desepenhado pelo exército inglês na luta contra os Franceses;
· se relacione o defragrar de Revolução de 1820 com o descontentamento face à permanência dos Ingleses em Portugal e à estadia da Corte no Brasil;
· se efectue o tratamento da Revolução de 1820 de forma sucinta, destacando-se os principais episódios ocorridos e a acção de figuras como, por exemplo, Manuel Fernandes Tomás;
· se destaque a acção das cortes Constituição de 1822 e os princípios fundamentais da monarquia liberal nela consignados, evidenciando-se a ruptura em relação à monarquia absoluta;
· se identifiquem personagens relevantes ligadas às posições em confronto.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· continuação da construção do friso cronológico;
· registo, numa mapa de Portugal, dos itinerários das invasões francesas;
· análise e comentário de documentos adaptados relativos a este período;
· leitura de extractos adaptados da constituição de 1822;
· observação/leitura de gravuras, diapositivos, diaporamas, filmes ou banda desenhada relacionados com acontecimentos ocorridos neste período;
· exposição e narração pelo professor e/ou alunos de acontecimentos ocorridos neste período, recorrendo, sempre que possível a episódios significativos relacionados com a região em que os alunos vivem;
· elaboração, pelos alunos, de pequenas biografias de algumas das principais figuras deste período;
· dramatização de episódios relacionados com acontecimentos ocorridos com acontecimentos ocorridos neste período, em articulação com as actividades da Área-Projecto.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 5

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