11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 3.5. O MUNDO MAIS PERTO DE NÓS

3.5 O MUNDO MAIS PERTO DE NÓS
3.5.1 Os transportes e as comunicações
Acessibilidade de pessoas, bens e ideias
Esbatimento das fronteiras
3.5.2 Espaços em que Portugal se integra
Comunidade Europeia
Organização das Nações Unidas.
Conceitos/noções básicas:
Distância-custo
Telecomunicações
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
reconheçam contrastes na distribuição das redes de transportes e comunicações no espaço português;
relacionam a distribuição das redes de transportes com a acessidades de pessoas, bens e ideias;
reconheçam alterações decorrentes das relações de Portugal com a Europa e o Mundo, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICASINTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
se saliente a organização da rede de estradas e caminhos de ferro, os princiopais portos fluvais e marítimos e a rede aérea nacional, evidenciando os contrastes existentes no espaço português, no que se refere à densidade das redes;
se salientem as vantagens de cada tipo de transporte, no que se refere a confronto, rapidez e custo;
se evidencie a importância do desenvolvimento dos transportes e telecomunicações, no aumento da acessibilidade, na facilidade de contactos nacionais e internacionais, permitindo o esbatimento das fronteiras;
se localizem os principais eixos de comunicação que ligam Portugal à Europa e ao Mundo;
se faça uma referência breve aos vários conjuntos espaciais em que Portugal se integra;
se saliente a importância da integração de Portugal na Comunidade Europeia e na ONU.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
continuação da organização do atlas da aula;
inquérito/pesquisa sobre a rede rodoviária e ferroviária que serve a localidade da escola, relativamente ao transporte de passageiros e mercadorias (se existir porto fluvial ou marítimo, poderá fazer-se a pesquisa relativamente às razões da sua importância, número de passageiros e mercadorias transportadas, etc.…);
observação e interpretação de mapas com a rede ferroviária actual e comparação com os mapas referentes à segunda metade do século XIX;
observação e interpretação de mapas com a rede rodoviária;
localização, em mapas, dos principais portos fluviais e marítimos e comparação com os exsitentes no século XIII;
marcação, num planisfério, das principais rotas marítimas e aéreas a partor de Portugal;
elaboração de planisférios em que se assinalem os países membros da Comunidade Europeia, os países de língua oficial portuguesa e os países membros de organizações dependentes da ONU (OMS, FAO, UNESCO, UNICEF…);
intercâmbio de materiais e correspondência com escolas de países que integram a Comunidade Europeia e com países lusófonos.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 5
* Conceitos já abordados no 1.º ciclo.** Subtema de tratamento mais aprofunda
do.

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