11 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO: 1.2. OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA - RESISTÊNCIA E ROMANIZAÇÃO

1.2 OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA – RESISTÊNCIA E ROMANIZAÇÃO
1.2.1 A conquista romana e a resistência dos povos ibéricos
1.2.2 A Península Ibérica romanizadaConceitos/noções básicas:
· Império*
· Cristianismo
· Era cristã
· Romanização
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS—
Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· reconheçam mudanças operadas na Península Ibérica com a romanização, através do reconhecimento de vestígios deixados pelos romanos;
· reconheçam valores éticos patentes em acções individuais ou colectivas.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS—
Sugere-se que:
· se seleccionem episódios de resistência aos Romanos que realcem a acção de indivíduos e/ou grupos;
· se relacione a conquista da Península Ibérica pelos Romanos, com a sua localização e com os recursos naturais aí existentes;
· se limite o estudo da romanização a uma simples identificação de testemunhos histórico-culturais (edifícios, estradas, língua latina e Cristianismo);
· se utilizem as unidades fundamentais de medida do tempo histórico (ano e século;
· se efectue uma aproximação ao conceito de era abordado na perspectiva de um método da datação (a. C. e d. C.).
TÉCNICAS/ACTIVIDADES—
Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· continuação da organização do atlas da aula;
· início da construção de um friso cronológico;
· observação e interpretação de mapas do mundo romano no século III a. C. e no século I d. C.;
· observação/leitura e comentário de gravuras, diapositivos, filmes ou banda desenhada sobre aspectos da civilização romana;
· recolha pelos alunos de postais, gravuras e textos sobre vestígios da permanência romana em território ibérico;
· visita de trabalho, integrada nas actividades da Área-Escola, a local com vestígios da permanência romana ou a museus com colecções de vestígios arqueológicos dessa época.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 3

Sem comentários:

Enviar um comentário