António dos Santos Ramalho Eanes |
António dos Santos Ramalho Eanes nasceu em Alcains a 25 de Janeiro de 1935.
Oficial do Exército, encontrava-se em Angola em 25 de Abril de 1974. Ganhou notoriedade quando organizou a resistência ao golpe das forças de esquerda em 25 de Novembro de 1975. A sua vitória nesse confronto justificou a sua nomeação para o posto de chefe do Estado-Maior do Exército, o que lhe permitiu intervir decisivamente na reorganização das forças militares, que regressaram aos quartéis abandonando a política, e na redacção e aprovação da Lei Constitucional das Forças Armadas, que institucionalizou a despolitização das mesmas.
No ano seguinte, foi eleito Presidente da República, cargo que ocupou até 1986, em dois mandatos sucessivos, por maiorias amplas.
Os dez anos da sua presidência foram, apesar da consolidação institucional da democracia representativa, anos de instabilidade política acentuada.
Eanes nomeou seis governos, experimentando diversas coligações. Ao aproximar-se o final do seu segundo mandato, a desilusão com a classe política levou-o a apadrinhar a constituição de um novo partido (PRD-Partido Renovador Democrático).
Sem comentários:
Enviar um comentário