5 de fevereiro de 2010

MÁRIO SOARES: Presidente da Repúlica

Mário Alberto Nobre Lopes Soares 
Vida e Obra
Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1924.
Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se iniciou em acções políticas contra o Estado Novo, que lhe acarretaram a passagem pelas prisões da polícia política e o exílio.
Advogado, defendeu em tribunais plenários numerosos opositores do regime.
Foi um dos fundadores do Partido Socialista, vindo a ser o primeiro secretário-geral.
Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, ocupando a pasta dos Negócios Estrangeiros, passando a ser responsável pelas negociações que levariam à independência das colónias portuguesas.
No plano da política interna, destacou-se principalmente pela oposição à influência política e social de comunistas e partidos de extrema-esquerda, combatendo não só o peso daqueles dentro das instituições militares e no aparelho de Estado, mas também a proposta de unicidade sindical.
Foi primeiro-ministro por três vezes, assumindo o poder sempre em situações de enorme gravidade.
Ascendeu a Presidente da República, cumprindo dois mandatos sucessivos entre 1986 e 1996, durante os quais se empenhou, repetidamente, quer pela dinamização das relações externas, quer pela auscultação das aspirações e reclamações populares, através de presidências abertas que o levaram a percorrer praticamente todo o território nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário