5 de fevereiro de 2010

ANTÓNIO DE SPÍNOLA: Presidente da República

António Sebastião Ribeiro de Spínola
Vida e Obra
António Sebastião Ribeiro de Spínola nasceu a 11 de Abril de 1910 e morreu com 86 anos.
Foi presidente da República no período pós 25 de Abril. Militar de carreira, foi voluntário nas forças expedicionárias a Angola no início da guerra colonial.
Entre 1968 e 1973 foi governador da Guiné. Exerceu uma política de respeito pela individualidade das etnias guineenses ao mesmo tempo que prosseguia a guerra por todos os meios ao seu dispor. Quando regressou a Portugal, foi nomeado vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, vindo depois a demitir-se.
Regressou a uma posição de grande destaque após o 25 de Abril de 1974, acumulando as funções de Presidente da Junta e de Presidente da República (15-5-1974 a 30-9-1974).
No entanto, rapidamente entrou em choque com as correntes mais radicais do Movimento das Forças Armadas.
Demitiu-se, mas continuou a organizar forças contra o regime, do qual resultou o golpe militar de 11 de Março de 1975. Sofreu nova derrota, exilando-se em Espanha e depois no Brasil, de onde dirigiu uma organização clandestina (MDLP - Movimento Democrático de Libertação de Portugal) que se empenhou na luta contra o regime democrático.
Regressou a Portugal, sendo reintegrado nas Forças Armadas e mais tarde promovido ao posto de marechal (1981) durante o mandato de Ramalho Eanes.

Sem comentários:

Enviar um comentário